MEIs são alvo de mensagens falsas sobre suspensão de CNPJ
O início do ano, período tradicional de organização financeira e regularização de atividades, tem sido aproveitado por golpistas para enganar micro...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Sorriso - MT
12/01/2026 às 08h51
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
O início do ano, período tradicional de organização financeira e regularização de atividades, tem sido aproveitado por golpistas para enganar microempreendedores individuais (MEIs). Mensagens enviadas via WhatsApp, a partir de um perfil falso com imagem e identidade visual semelhantes ao gov.br, informam que o CNPJ do empresário estaria suspenso e direcionam a um link de pagamento para suposta regularização. Trata-se de golpe.
De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronei Mazardo, os criminosos se aproveitam justamente do começo do ano, quando muitos empreendedores estão atentos a obrigações e pendências. “São golpistas que usam informações falsas para induzir o empresário ao erro. O Governo Federal não faz esse tipo de cobrança por WhatsApp, nem envia links de pagamento dessa forma”, alerta.
Desde o início de janeiro, a Sala do Empreendedor tem registrado aumento significativo na procura de empresários preocupados com a falsa suspensão do CNPJ. O coordenador do espaço, Leonardo Kozak, informa que a principal orientação é não clicar em links recebidos por mensagens. “Se o MEI receber qualquer comunicado desse tipo, não deve clicar no link nem realizar pagamentos. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a Sala do Empreendedor para verificar a situação real do CNPJ”, disse.
A Sala do Empreendedor retomou o atendimento em horário normal, das 7h às 13h, e funciona anexa ao Centro de Eventos Ari José Riedi. O contato oficial via WhatsApp é (66) 99974-3271.
Serviço de utilidade pública / Orientações aos MEIs:
Continua após a publicidade
Não clique em links enviados por WhatsApp informando suspensão de CNPJ;
Não realize pagamentos a partir dessas mensagens;
Desconfie de perfis que se passam por órgãos oficiais;
Em caso de dúvida, procure atendimento presencial ou canais oficiais;
Utilize apenas plataformas oficiais do Governo Federal para consultas e regularizações.
Texto: Larissa Gribler
Atenção
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.