O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) anunciou, nessa segunda-feira (21), para o mês de agosto, o início de novas turmas para os cursos profissionalizantes de Manutenção e Conserto de Ar-Condicionado e Confeitaria. Na ocasião, o Centro entregou os certificados dos cursos de Barbearia e Confeitaria, que tiveram a carga horária de 80h. A atividade foi realizada no auditório Rita Gadelha e contou com as presenças do diretor administrativo, Valdir Fialho; da tesoureira, Marta Rejane, e da coordenadora da campanha de combate à violência contra as mulheres, Fátima Carneiro, do Cendac.
Os cursos profissionalizantes foram realizados em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).
“Essa é uma oportunidade que o Cendac ofereceu e vocês pegaram com muita determinação, podendo, agora, traçar novos horizontes para a vida. Parabenizo a todos e agradeço por confiarem em nosso trabalho”, afirmou Marta Rejane, que na ocasião, representou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.
A coordenadora da campanha Por Todas Elas e Por Nós Também – Pela Vida das Mulheres, Fátima Carneiro, também parabenizou os alunos e ressaltou a importância em discutir a violência contra as mulheres durante os cursos profissionalizantes na instituição. “Esperamos que uma sementinha tenha sido plantada junto a vocês sobre o combate à violência contra as mulheres, pois essa luta deve fazer parte de cada um de nós e, nesse sentido, o Cendac tem dialogado com os alunos e professores que ministram aulas aqui sobre esse tema para podermos construir uma sociedade mais justa e sem violência”, ressaltou.
Oportunidades –Os alunos estavam emocionados e felizes em terem concluído os cursos de Barbearia e Confeitaria oferecidos pelo Cendac de maneira gratuita e com direito a certificação. Uma delas, que falou em nome da turma do curso de Barbearia, foi Ilyana Rayssa que agradeceu ao professor João Neto pelo profissionalismo e atenção com os alunos. A escolha em fazer este curso surgiu por causa de seus filhos pequenos, gêmeos, de apenas 4 anos. “Eu quero seguir no ramo da barbearia kids, estou com planos em montar um salão voltado para as crianças e, por isso, procurei o Cendac para fazer este curso, aprender as principais técnicas para as crianças e montar meu negócio”, informou.
As alunas do curso de Confeitaria, Josefa Flaima e Jailza Batista foram escolhidas para serem as oradoras da turma. Elas agradeceram ao professor Rafael Santos pela dedicação durante as aulas e ao Cendac por terem ofertado o curso. Jailza Batista planeja montar uma doceria e o curso a ajudou a identificar os melhores produtos para serem vendidos. “Eu quero montar uma doceria e durante as aulas aqui, no Cendac, pude aperfeiçoar o que já sabia, com segurança e planejamento”, conta.