
Foi lançado, nessa quinta-feira (6), o edital do Programa Mais Gestão, que vai selecionar jovens bolsistas de 18 a 29 anos para atuarem no Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi), parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é que os selecionados atuem em áreas diversas, como agrárias, contábeis, sociais, administrativas, entre outras, contribuindo com o fortalecimento da agricultura familiar no Piauí, por meio do trabalho junto às associações e cooperativas.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destaca que a parceria vai ampliar e qualificar a produção da agricultura familiar. “Estamos lançando hoje o Mais Gestão RedeCoopi. A princípio, teremos cerca de 15 cooperativas atendidas e uma parceria com 30 associações que também serão beneficiadas pelo programa. Com isso, montamos uma abordagem mais sistêmica, que permite aumentar a produção, melhorar o processo de organização das entidades da agricultura familiar e viabilizar o fortalecimento da comercialização desses produtos”, afirma a secretária.

O edital, que pode ser acessado clicando aqui , vai disponibilizar 20 vagas para técnicos que atuarão diretamente nas cooperativas. Os profissionais estarão vinculados ao IFPI e receberão bolsa de trabalho, pois, ao mesmo tempo em que atuarão no campo, também serão capacitados para o mercado.
O reitor do IFPI, Paulo Borges, ressalta a importância do programa para a formação dos estudantes e o fortalecimento das cooperativas atendidas. “O que estamos fazendo aqui é a continuação da parceria que temos com o Governo do Estado, por meio da SAF, sobretudo na gestão da Rejane Tavares, junto com o MDA. Nosso maior objetivo dentro dessas parcerias é inserir esses egressos, esses jovens, dentro das comunidades da agricultura familiar, levando ciência, tecnologia e oportunidades. É um passo muito importante dessa parceria e um compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar”, avalia o reitor.

O presidente da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), Elísio Barbosa Coelho, destaca que o apoio técnico trará melhorias diretas à produção. “Acredito que, com esses editais, vai melhorar muito para as famílias da região semiárida, principalmente para os pequenos produtores. Trabalhando com esses jovens, capacitando e acompanhando os agricultores, vamos aprimorar as atividades e os trabalhos dentro da cooperativa. Com o técnico acompanhando os produtores, a gente passa a ter mais controle, qualidade e melhora a produção da nossa atividade”, afirma o dirigente da cooperativa.
