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Escolas da Rede Pública Estadual expõem projetos na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Iniciou nesta terça-feira (07), a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) com o tema “Juventudes que inovam, Br...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
08/10/2025 às 07h55
Escolas da Rede Pública Estadual expõem projetos na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Iniciou nesta terça-feira (07), a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”. Sete escolas da Rede Pública Estadual da Paraíba estão expondo oito projetos durante o evento. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e acontece até quinta-feira (09), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Representam a Paraíba as escolas: ECIT Francisca Martiniano da Rocha (Lagoa Seca), ECIT Doutor Elpídio de Almeida (Campina Grande), ECIT Plínio Lemos (Puxinanã), ECIT Irmã Stefanie (Campina Grande), ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira (Guarabira), ECIT Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho (Belém) e ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Candido (Cuité).

A mostra é gratuita e busca contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade, por meio da integração de estudantes e profissionais, compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas. O evento é realizado juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Os oitos projetos das escolas da Rede Pública da Paraíba, foram selecionados pelo MEC, por meio de chamadas públicas e passaram por uma análise a partir dos critérios de interação com o público-alvo, aderência ao tema do evento e viabilidade da proposta.

“Esses projetos acontecem no cotidiano escolar, não são projetos que foram inventados ou que foram delimitados para este evento especificamente, e muitos outros que ficaram de fora por conta da limitação de espaço do próprio edital do evento. Estamos vendo acontecer o protagonismo fiel dos estudantes, com a própria iniciativa, com a preocupação e responsabilidade de mostrarem aquilo que eles mesmos desenvolveram junto com seus professores e com seus demais colegas. Isso é muito importante, da perspectiva institucional, mas também pedagógica, o ganho que esses estudantes vão ter com o networking e os feedbacks”, destacou o gerente operacional de Desenvolvimento Curricular e Formação das Escolas Técnicas da Paraíba, Valdeir Silva.

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Os estudantes e professores trouxeram para o Distrito Federal as apresentações dos seus projetos, produtos e protótipos, mostrando na prática como funciona e como pode servir para comunidade.

A escola ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Candido, localizada no município de Cuité, levou dois projetos “Agrosocial” e o “Solus” que tratam sobre agricultura e melhoramento e acompanhamento automatizado das plantações, ajudando os agricultores em diversas etapas da produção.

“Buscamos uma problemática na nossa região para trabalhar em cima daquilo e fizemos entrevistas, pesquisas em toda a região e vimos que o ponto crucial na agricultura era a falta de conhecimento que os agricultores tinham sobre a sua própria plantação. Estarmos neste evento e mostrar a nossa capacidade de poder alçar novos voos, encontrar novas oportunidades para nós que somos do interior da Paraíba é muito importante. Conseguimos conhecer outras pessoas, outras oportunidades, outros projetos também que podem enriquecer o nosso”, disse o estudante Kauã Henrique Ferreira.

Já o projeto da ECIT Francisca Martiniano da Rocha, localizada no município de Lagoa Seca, trouxe o projeto “Produção de velas orgânicas e repelentes aos mosquitos-palha e ao Aedes” que ajuda a comunidade onde vivem a combater mosquitos transmitem as doenças dengue como a leishmaniose.

“As duas doenças são uma problemática da cidade de Lagoa Seca e nós queríamos trabalhar com isso, então criamos essas velas com ingredientes orgânicos como a cera de coco (orgânica), o óleo de citronela e o álcool de cereais. Atualmente promovemos oficinas em escolas públicas e também comercializamos nossas velas. Agora estamos aqui mostrando a todos o nosso potencial, pois muitos pensam que por sermos de escola pública não temos essa capacidade de criar algo tão benéfico que pode mudar a realidade de uma comunidade inteira”, detalhou o estudante José Andryel Silva Santos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na abertura do evento destacou a importância do Ensino Técnico Profissional para os estudantes da Rede Pública e como pode contribuir para o desenvolvimento do jovem no mercado de trabalho. “Esse evento une a cultura, inovação, tecnologia e educação e também coincide com a 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Assinamos um decreto neste ano de 2025 que regulamenta a nova lei da nova política nacional técnico profissional”, frisou o ministro.

A Mostra segue até esta quinta-feira (9). Confira os projetos de cada escola:

ECIT Francisca Martiniano da Rocha (Lagoa Seca)
Professores responsáveis: Alexandre Silva de Lima, Damião Raniere Queiroz, Mirna Miqueliny Ribeiro Souza, Mozart Edson Lopes Guimarães, Sandra Alice Farias Alves, Júlio César Justino de Assis.
Estudantes presentes na SNEPT: José Andryel Silva Santos / Renata Virgínia Moreira Ramos (2ª série do curso técnico em Comércio)
Projeto: Produção de velas orgânicas e repelentes aos mosquitos-palha e ao Aedes- O município de Lagoa Seca-PB possui a maior parte da sua população residindo nas áreas rurais. Nestas, as residências possuem criadores como pocilgas e galinheiros, locais propícios ao desenvolvimento do mosquito-palha, vetor da Leishmaniose e ao Aedes Aegypti, o qual provoca a dengue. A Leishmaniose é comum nas áreas rurais de Lagoa Seca, sendo o principal controle, o uso de repelentes vendidos em farmácias e mosquiteiros. O projeto desenvolve um protótipo de velas repelentes e orgânicas composta por cera de coco (orgânica), o óleo de citronela e o álcool de cereais para afastar ou reduzir as populações de mosquitos-palha e Aedes das residências rurais e urbanas em Lagoa Seca-PB.

ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira (Guarabira)
Professores responsáveis: Ittalo Pessoa e Ayrton Júnior
Estudantes: Gustavo Daniel, Eric Aleixo, Maria Júlia, Maria Yasmin e Raynara Estefany, ambos da 3ª série do curso técnico de Informática.
Projeto: Urna Eletrônica Escolar: Democracia, Inovação e Protagonismo Juvenil- A proposta consistiu em construir uma urna eletrônica de baixo custo (papelão e isopor), conectada a um sistema em Ruby on Rails acessado por tablets em rede local. A iniciativa uniu tecnologia, criatividade e acessibilidade, permitindo eleições escolares reais (como a escolha de líderes de turma) e promovendo valores como ética, cooperação e consciência cidadã.

ECIT Irmã Stefanie (Campina Grande)
Professores responsáveis: Julianna Gomes
Estudantes: Ana Beatris Ferreira e Bárbara Kamilly Soares, ambas do curso técnico em Planejamento e Controle da Produção
Projeto: Biomake- O Projeto Biomake propôs a criação de maquiagens naturais a partir de insumos sustentáveis. Foram produzidas três tonalidades de gloss (brilho labial), utilizando como matéria-prima: morangos, casca de uva (resíduo da produção de sucos), beterraba (resíduo do lanche escolar). Além de valorizar a aprendizagem interdisciplinar, o projeto mostra que é possível reduzir impactos ambientais, dando novos usos a resíduos orgânicos e evitando a dependência de cosméticos industriais com excesso de compostos químicos.

ECIT Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho (Belém)
Professor responsável: Everton Cardoso Morais
Estudantes: Gabriel Paixão, Fernandes da Silva e Lívia Niliane Santana, ambos do curso técnico em Informática.
Projeto: Criatividade em Circuitos com Arduino: Produção de uma lixeira inteligente utilizando Arduino Uno- A proposta buscou promover a aprendizagem prática da lógica de programação por meio da robótica educacional, estimulando a cultura maker, a interdisciplinaridade e o protagonismo juvenil. O objetivo principal foi proporcionar o contato direto com tecnologias aplicadas à automação, incentivando a compreensão da lógica de programação e a aplicação dos conhecimentos em C++ com Arduino Uno. Para tanto, foram estabelecidos objetivos específicos, como estimular a realização de atividades interativas, aprofundar conhecimentos sobre automação, desenvolver códigos, promover raciocínio lógico e favorecer a interdisciplinaridade.

ECIT Plínio Lemos (Puxinanã)
Professora responsável: Andressa Silva
Estudantes: João Victor Trajano da Silva, Maria Evelyn Morais de Oliveira dos cursos técnicos em Agroecologia, Administração e Comércio
Projeto: Criação de ilhas flutuantes para o tratamento da água da lagoa no município de Puxinanã (PB): Um estímulo a soluções sustentáveis no ensino público.A iniciativa surgiu da necessidade de recuperar a Lagoa do município – espaço de grande valor histórico e cultural para a comunidade – que enfrenta problemas de assoreamento, poluição e mau cheiro. A solução proposta foi a criação de ilhas flutuantes artificiais de baixo custo, construídas com canos de PVC, garrafas PET, sombrite, cestinhas plásticas e matéria orgânica. Nessas estruturas, diferentes plantas atuam na biorremediação, ajudando a filtrar e melhorar a qualidade da água.

ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Candido (Cuité)
Professor responsável: João Paulo da Silva
Estudantes: Alan de Jesus Silva, Kauã Ferreira
Projeto: Agrosocial: Interface Interativa para Auxílio ao Produtor Rural no Monitoramento de Nutrientes, Agrotóxicos e Certificação Sustentável- O projeto combina um aplicativo em formato de chat interativo, inspirado no WhatsApp, com sensores inteligentes e integração a um protótipo de biodigestor, oferecendo praticidade, acessibilidade e sustentabilidade. O sistema incorpora sensores capazes de monitorar os níveis de nutrientes do solo (nitrogênio, fósforo e potássio), além de informações sobre umidade, temperatura e possíveis contaminações. A escolha da interface em chat fundamenta-se em estudos que indicam que grande parte dos agricultores brasileiros apresenta baixa escolaridade, mas já utiliza aplicativos de mensagens em seu cotidiano.

Professor responsável: João Paulo da Silva
Estudantes: Kauã Henrique Ferreira e Rodrigo Kauã Salustino
Projeto: Solus- O sistema agrícola do futuro - o objetivo de viabilizar a tecnologia para a pessoa do campo, que são os que mais necessitam desse tipo de tecnologia. Desenvolvemos um aplicativo que se integra a um sistema com sensores conectados a um Arduino UNO para captar dados da plantação específica, como umidade, pH, potássio, nitrogênio, fósforo, condutividade e temperatura. Dentro do app, temos nossa função principal: ao se conectar via Bluetooth (pelo módulo HC-05) ao sistema, o aplicativo, com sua inteligência artificial integrada, recebe os dados e os interpreta, mostrando ao usuário o que está acontecendo com seu cultivo e como pode melhorá-lo. Para aumentar ainda mais a acessibilidade, o app integra um sistema de voz, no qual a IA se comunica de forma audível com o agricultor.

ECIT Doutor Elpídio de Almeida (Campina Grande)
Professor responsável: Renato Trajano Farias
Estudantes: Emmilly Beatriz Alves e Sophia Rhauanny da Silva Rodrigues ambas do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas.
Projeto: Sinais de Emoções: Tecnologia Interativa para Saúde Mental e Desenvolvimento Humano- O projeto Sinais de Emoções é uma solução de tecnologia e inovação, materializada em um protótipo funcional de aplicativo móvel, que aborda o desafio urgente da saúde mental juvenil. Seu objetivo principal é desenvolver uma ferramenta tecnológica que promova o autoconhecimento e o autocuidado em saúde mental, capacitando jovens a monitorar e gerenciar seu bem-estar emocional de forma proativa, intuitiva e acessível.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
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