Em sessão realizada nesta semana, a Câmara Municipal analisou a Indicação nº 1047/2025, de autoria do presidente Rodrigo Matterazzi (Republicanos), que solicita à Prefeitura a implementação de um programa de formação continuada para professores da rede pública municipal sobre o agronegócio local. A proposta defende que o setor, vital para a economia regional, ainda é um tema pouco explorado nas salas de aula.
A justificativa do parlamentar aponta que, apesar da importância do agronegócio para a geração de empregos e renda no município e no país, existe uma "lacuna no currículo escolar" sobre o assunto. A iniciativa tem como premissa a ideia de que muitos educadores, embora dedicados, podem não dispor do conhecimento específico ou das ferramentas pedagógicas necessárias para tratar do tema de forma contextualizada e eficaz com os alunos.
"O objetivo é capacitar os nossos educadores para que abordem o tema com maior propriedade, desmistificando conceitos, apresentando as inovações tecnológicas, as práticas sustentáveis e a relevância socioeconômica do setor", fundamenta Matterazzi.
A indicação, apresentada na 32ª Sessão Ordinária/Itinerante, será encaminhada ao Poder Executivo para análise de viabilidade. Caberá agora à Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Agricultura ou Desenvolvimento Econômico, avaliar a sugestão e decidir sobre a criação efetiva do programa de capacitação.