Foi protocolada nesta semana a Indicação nº 1048/2025, de autoria do presidente Rodrigo Matterazzi (Republicanos), solicitando ao Poder Executivo a criação de um programa de incentivo para que os moradores transfiram e registrem seus veículos automotores no município.
A iniciativa busca reverter uma situação comum no município: muitos veículos de propriedade de sorrisenses permanecem com placas de outras cidades. Como parte da arrecadação do IPVA é repassada ao município onde o veículo está registrado, essa prática significa perda de recursos significativa para os cofres públicos locais.
"Quanto maior o número de veículos emplacados em Sorriso, maior será a fatia do IPVA destinada ao nosso município, o que se reverte em mais recursos para investimentos em áreas essenciais", explicou Matterazzi.
A proposta destaca ainda que o registro local permite uma fiscalização de trânsito mais eficiente, dando às autoridades maior controle sobre a frota circulante, e fortalece o senso de pertencimento dos cidadãos.
O programa sugerido presidente prevê campanhas de conscientização para a população, estudo de benefícios fiscais ou tarifários para quem aderir à iniciativa, simplificação dos procedimentos burocráticos e estabelecimento de mecanismos para acompanhar os resultados.
A indicação cita experiências bem-sucedidas em outras cidades brasileiras que implementaram programas similares, como Hortolândia (SP), Porto Alegre do Norte (MT) e Paulínia (SP). O documento foi encaminhado ao prefeito e às secretarias municipais de Administração, Governo, e Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, aguardando agora análise do Poder Executivo.