A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realizou na manhã desta quarta-feira (24) uma reunião com representantes do Índice de Progresso Social (IPS) e de algumas secretarias do Governo, como a de Administração, Desenvolvimento Humano, Saúde, Educação e Meio Ambiente.
A reunião teve como intuito discutir os indicadores do IPS em cada área para que, assim, possa haver cada vez mais uma alocação estratégica dos recursos e o estado obtenha índices progressivos de desenvolvimento social, como o divulgado esse ano pelo IPS quando a Paraíba se destacou como o melhor estado do Norte e Nordeste em qualidade de vida.
"A sustentabilidade fiscal que temos hoje é o que nos possibilita o desenvolvimento social que, por sua vez, vem sendo atestada por instituições como o IPS", disse o secretário Gilmar Martins.
A Paraíba obteve nota CAPAG A pela Secretaria do Tesouro Nacional por cinco anos consecutivos, tendo sido elevada este ano para CAPAG A+, além de obter o rating AAA pela agência global S&P, e, também, ser considerado o estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com a CLP.
"A mesma preocupação que o Estado tem com a sua gestão fiscal, tem na alocação de recursos para os avanços sociais", pontuou Gilmar Martins.
Para o coordenador do IPS, Sérgio Marangoni, o momento foi bastante interessante, tendo em vista que ele pôde apresentar as diversas características e as formas de boa utilzação dos scorecards do IPS e como ele pode ajudar as secretarias a acompanhar as políticas públicas a partir dos indicadores que foram lançados esse ano.
"Conversmos sobre diversas ações que hoje estão sendo feitas pelas diversas secretarias. Chegamos ao final numa conversa com o secretário de planejamento que nós iremos identificar nas políticas públicas atuais os melhores e piores índices e será informado também quais são os municípios que serão beneficiários. Com isso, nós vamos fazer os cruzamentos de como está sendo feita a execução a partir desses indicadores, identificando quais são os resultados, qual é o acompanhamento dos resultados dessas políticas públicas."disse Sérgio
IPS Brasil - O IPS Brasil 2025 é composto por 57 indicadores sociais e ambientais de fontes públicas, que avaliam as Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades dos municípios brasileiros, numa escala de 0 a 100, servindo como referência para orientação de investimentos e políticas públicas.