O presidente vereador Rodrigo Matterazzi participou na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica para alinhar e fortalecer as ações em prol da causa animal no município. O encontro, que contou com a presença de representantes do poder público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da Associação Pata Amiga, teve como objetivo discutir e planejar ações concretas nas áreas de legislação, educação e fiscalização.
Na oportunidade o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Clovis Picolo Filho, detalhou as ações já realizadas pela pasta, como operações de fiscalização, campanhas educativas e parcerias. Picolo também apresentou iniciativas futuras, reforçando o compromisso da gestão em ampliar as políticas de bem-estar animal. “Esse diálogo é fundamental para que possamos ampliar as ações já realizadas e avançar com responsabilidade”, afirmou, destacando a necessidade de união e de indicação orçamentária específica para as ações.
O presidente da Câmara, se colocou à disposição para articular as discussões no âmbito do Legislativo. “Nosso papel é facilitar esse diálogo e garantir que as propostas sejam analisadas e votadas, transformando a vontade da sociedade em lei”, disse Materazzi.
Dentre as prioridades definidas coletivamente pelos participantes estão o fortalecimento legal, ou seja, fazer valer as leis existentes e avançar na criação de novas medidas. Uma das propostas em análise é a lei do animal comunitário, que está sendo discutida com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Secretaria de Governo.
Outro ponto debatido foi de inserir a temática da proteção animal no currículo escolar municipal, com foco na conscientização de crianças e jovens sobre posse responsável, guarda e combate aos maus-tratos, bem como fortalecer a parceria com órgãos de segurança pública, para assegurar a punição rigorosa em casos de abandono e maus-tratos, garantindo o cumprimento efetivo da legislação.
O consenso entre os presentes foi a importância de desenvolver ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil, formando uma rede de apoio para amplificar campanhas e incentivar políticas públicas eficazes. A expectativa é que a reunião marque o início de um trabalho contínuo e integrado para transformar Sorriso em uma cidade de referência no cuidado e na defesa dos animais.