A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) promoveu, nessa quinta-feira (18), o debate “Qualidade do Leite e Derivados”. O encontro foi durante a programação da Expofeira Paraíba Agronegócios 2025, no auditório montado no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. O evento reuniu cerca de 50 queijeiros e representantes de universidades públicas e abordou as análises oficiais que atestam a qualidade da produção das indústrias queijeiras.
De acordo com o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, esse encontro foi importante para aproximar os produtores e universidades públicas que realizam análises laboratoriais que avaliam a qualidade dos produtos. “Esse diálogo próximo permite fazer diagnósticos e aperfeiçoar o sistema das análises dos derivados do leite”, comentou.
O gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, explicou que as análises oficiais se insere no processo de qualificação dos produtos. “São as análises oficiais que vamos ter a garantia da qualidade do leite e derivados na Paraíba”, relatou. Ele acrescentou que as avaliações laboratoriais estão inseridas nas exigências do processo de certificação.
José Otávio Targino frisou que existem registradas na Paraíba cerca de 50 queijeiras, mas a informalidade no setor ainda é muito grande. “Oficialmente, a gente tem em torno de 50 queijeiras, mas a realidade é que a Paraíba tem mais de 700, porque a informalidade ainda é muito grande. Estamos trabalhando para termos maior regulamentação e, assim, possibilitar que as empresas conquistem mais mercado”, enfatizou.
A gerente executiva da Defesa Agropecuária da Sedap-PB, Girlene Alencar, também participou do encontro e apontou que “nós somos os principais parceiros dos produtores de queijos e outros derivados do leite, porque com a nossa fiscalização se assegura a qualidade e abrimos mercados para o que é produzido”. E assegurou que “tudo é feito para garantir a qualidade, a sanidade dos produtos”.
A professora Mônica Correia, do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), também participou do debate. Ela falou sobre a necessidade e dificuldades de adequação dos laboratórios às exigências do Ministério da Agricultura (MA). O tema também foi abordado pela professora Sônia Galdino, do Núcleo de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Nuppa) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela concordou que os laboratórios precisam estar adequados aos parâmetros requeridos pelo MA para poder oferecer análises laboratoriais que possibilitem que os produtos das queijeiras paraibanas possam conquistar novos mercados.
Programação expofeira - A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 prossegue até este domingo, dia 21. A entrada é gratuita e a visitação está aberta diariamente a partir das 10h e se estende até meia-noite e meia. São mais de 2,1 mil animais expostos no evento, que conta ainda com concursos, palestras, comercialização de máquinas e implementos agrícolas.
Além disso, a Expofeira Paraíba Agronegócios ainda tem o Salão do Queijo e da Cachaça com cerca de 50 estandes, além de espaços para as cooperativas com artigos como produtos em couro e artesanato. O evento possui praça de alimentação, parque de diversões e a opção de passeio de pônei para a criançada.
A média diária de público é de 15 mil visitantes, com previsão de que sejam ultrapassadas as 100 mil pessoas durante os oito dias de exposição. O volume de negócios deve passar a cifra dos R$ 50 milhões.
A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 é realizada pelo Governo do Estado através da Sedap-PB. Entre os parceiros estão Sebrae-PB, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), Organização das Cooperativas Brasileiras na Paraíba (OCB/PB), Governo Federal e Banco do Nordeste.
Agenda de shows noturnos
Sexta-feira, dia 19, às 20h: Donas da Farra & Felipe Melo
Sábado, dia 20, às 20h: Gabriel Rabelo & Danieze Santiago
Domingo, dia 21, às 20h:Mauricinho dos Teclados, Pedrinho do Xote & Daniel Almeida