A Escola do Serviço Público da Paraíba (Espep), juntamente com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) promoveu nesta quinta-feira (18), o Workshop: Saúde mental e valorização da vida no serviço público, voltado para os servidores públicos estaduais.
O evento realizado na Espep abordou em suas palestras temas como: O eu coletivo; Saúde mental no serviço público: um olhar sensível, uma escuta ativa; A espiritualidade e a saúde mental; O bem-estar e estar no mundo: o papel do autocuidado na jornada dos servidores públicos.
Na abertura do workshop, a superintendente da Espep, Ivanilda Matias, acolheu os servidores lembrando sua trajetória no serviço público. “Eu estou no serviço público desde 1982. É muito gratificante participar desse processo de colocar uma equipe qualificada de professores para falar desse tema para nós. Ao longo de todos esses anos eu aprendi a importância de respeitar e a cuidar do outro”, declarou.
A gerente operacional da Qualidade de Vida do Servidor, da Secretaria de Estado da Administração, Aline Cristina Silva dos Santos, destacou a importância do tema para os servidores. “Trazer os servidores para esse espaço a fim de refletir os temas que o Setembro Amarelo traz como: prevenção ao suicídio, valorização da vida e saúde mental, é muito importante. Eu acredito que falar desses temas é sim cuidar de pessoas. Só assim vamos construir e fomentar um ambiente de trabalho mais saudável, empático, solidário e humano”, enfatizou a gerente.
O professor e psicólogo Gláucio Figueiredo, um dos palestrantes do evento, parabenizou a ação do Governo do Estado.Um evento como este é importante não só por estar ligado a um mês de reflexão, mas por trazer diretamente para cada servidor, dentro das suas atividades, a importância de manter a saúde mental, além de orientações de como identificar e encaminhar essas questões. Parabéns à Espep e ao Governo do Estado por cuidar dos servidores públicos”.
A servidora Mickaela Alexandre, articuladora do Orçamento Democrático Estadual, mostrou satisfação em participar do evento. “Esse evento mostra que o Governo do Estado se preocupa sim com a saúde mental dos seus servidores. Estamos em um ambiente riquíssimo, ouvindo falas reais, coesas e em um momento necessário”, ressaltou.
Na parte da tarde, os servidores participaram de oficinas práticas de Técnicas de respiração, relaxamento e mindfulness, Comunicação não-violenta no ambiente de trabalho; como identificar e encaminhar colegas em sofrimento emocional.