A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) esteve presente nesta sexta-feira (12) no Encontro Regional da UNDIME/PB 2025, realizado no Centro de Formação Municipal, em Sousa. O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre secretários municipais de educação e técnicos de 93 municípios das regionais de Patos (6ª), Itaporanga (7ª), Catolé do Rocha (8ª), Cajazeiras (9ª), Sousa (10ª), Princesa Isabel (11ª) e Pombal (13ª).
Representando a SEE-PB, o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, participou da programação com a palestra Avaliações externas: Instrumentos de gestão para a melhoria da educação municipal. Em sua fala ele ressaltou que o regime de colaboração entre Estado e municípios é essencial para fortalecer a equidade e garantir a aprendizagem de todos. “Estamos mobilizando e construindo pontos estratégicos para incentivar a participação dos alunos no Saeb e no Siave, assegurando que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade,” disse.
O evento contou ainda com a presença da gerente executiva de Educação Integral, Wennia Figueiredo, que trouxe a palestra Educação, tecnologia e Aprendizagens: A BNCC computação e a necessidade de renovação curricular.“Vivemos em um mundo onde as crianças aprendem a deslizar a tela antes mesmo de segurar um lápis. E a escola, como responde a isso?”, destacou na sua palestra, que reforçou a necessidade de pensar estrategicamente o uso das tecnologias na educação básica.
Durante abertura do encontro, a presidente da UNDIME/PB, Ana Paula, ressaltou a parceria com o MEC e o esforço conjunto para superar os desafios da educação no estado. O educador e escritor Erik Penna abriu a programação com a palestra “Alegria de ensinar e transformar vidas”, trazendo uma mensagem de valorização e inspiração para os educadores presentes.
Com a participação ativa da Secretaria de Educação da Paraíba, o encontro reafirmou o compromisso da gestão estadual em apoiar os municípios, fortalecer o regime de colaboração e promover a aprendizagem de todos os estudantes paraibanos.