O governador João Azevêdo visitou, na noite dessa sexta-feira (12), o navio Cisne Branco, que atracou durante o dia no Porto de Cabedelo, onde permanecerá até a próxima terça-feira (16). A embarcação completa 25 anos este ano e tem passado por diversos portos brasileiros em comemoração ao jubileu de prata.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de visitar o Cisne Branco, que atraca mais uma vez em Cabedelo. “O Cisne Branco é um navio belíssimo, que é o símbolo maior da Marinha brasileira. É uma alegria receber a embarcação e reafirmar nossa parceria com a Capitania dos Portos, órgão com o qual temos mantido uma parceria extremamente importante”, frisou.
O comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Jorge José de Moraes Rulf, destacou a satisfação de abrir o navio para visitação no Porto de Cabedelo e elogiou a reforma realizada no local. “O Cisne Branco é um navio muito marinheiro, como nós da Marinha falamos, e ele é uma embaixada flutuante porque faz tanto viagens no Brasil, quanto no exterior, mostrando a nossa bandeira brasileira, treinando os nossos marinheiros e aspirantes e tivemos a honra de atracar no Porto de Cabedelo que está tão bonito após passar pelas reformas que foram entregues recentemente”, disse.
O comandante do navio-veleiro, capitão de Mar e Guerra, Eduardo Rabha Tozzini, afirmou que a visita à Paraíba está inserida nas comemorações ao jubileu de prata do Cisne Branco. “O navio completa 25 anos este ano, já fizemos diversas viagens para o Sul, Sudeste e, agora Nordeste, terminando com a participação na 36ª regata internacional Recife - Fernando de Noronha. Esse é o navio de representação da Marinha e é empregado pelas nossas embaixadas em apoio à política externa”, comentou.
O Cisne Branco estará aberto à visitação pública, gratuita, neste domingo (14), das 10h às 17h.
Navio-Veleiro Cisne Branco - U 20 - é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado a Armada em 9 de março de 2000.
O Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.