A Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde) participou, nesta terça-feira (9), do Encontro de Gestores e Empresários de Turismo do Vale do Mamanguape, realizado no Centro Cultural de Mataraca. O evento, que reuniu autoridades, empresários e representantes de instituições públicas e privadas, teve o foco na discussão sobre o fortalecimento do turismo no Litoral Norte paraibano através da Rota Terra dos Potiguaras: Experiência na Baía da Traição, criada através da parceria entre o Governo da Paraíba e o Sebrae, e foi reconhecida oficialmente pela Embratur como destino turístico do Brasil.
O evento contou com a presença da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, do secretário executivo do Turismo, Delano Tavares, do gerente de Turismo, Miguel Ângelo, além do presidente da PBTur, Ferdinando Lucena. Também participaram o prefeito de Mataraca, Eymard Pedrosa, a prefeita de Marcação, Ellys Oliveira (Índia Ninha), vários secretários municipais, o presidente da Governança Regional (IGR) Vale do Mamanguape, Léo Bandeira, a representante do Sebrae, Regina Amorim, e representantes da Trilha dos Potiguara.
Um dos anúncios de destaque feito pela secretária Rosália foi a inclusão de Rio Tinto no Mapa do Turismo Brasileiro, reforçando ainda mais a consolidação da Rota Terra dos Potiguaras. A Rota, que abrange os municípios de Mataraca, Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição, promove o etnoturismo, o ecoturismo, o turismo comunitário e valoriza os povos originários da região através da riqueza cultural e natural do Litoral Norte. O destino já está sendo divulgado pela Embratur como destino turístico oficial do Brasil através da Feel Brasil . A plataforma é um projeto criado pela Embratur e pelo Sebrae para apresentar e promover no mercado internacional as experiências turísticas mais autênticas e sustentáveis do Brasil, com foco em atrair turistas de todo o mundo para vivenciar a diversidade cultural e natural do país.
Segundo a secretária Rosália Lucas, o fortalecimento de rotas como a dos Potiguaras é essencial para ampliar a visibilidade internacional da Paraíba. “Essas iniciativas se conectam diretamente com a retomada dos cruzeiros de luxo, que voltam ao nosso litoral em 29 de outubro após articulação do governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro. Vamos receber um navio com um público majoritariamente europeu, que busca destinos e experiências autênticas, com pegada de sustentabilidade e valorização da ancestralidade. Estar preparados para oferecer esses atrativos é fundamental para consolidar o estado no cenário turístico internacional”, destacou.
Delano Tavares destacou as atividades do governo na promoção do turismo. “O Governo do Estado, por meio da Setde, vem investindo em promoção, estruturação e divulgação do nosso destino Paraíba. Todos os esforços do governador João Azevêdo e do vice Lucas Ribeiro têm como objetivo incentivar o turismo, e o Litoral Norte, especialmente o Vale do Mamanguape, está inserido nesse processo. É fundamental que o visitante que chega pela nossa capital também tenha a oportunidade de conhecer o interior, o brejo e o Litoral Norte e o Sul, ampliando sua permanência no estado. Essa integração fortalece a cadeia do turismo e gera desenvolvimento econômico para toda a Paraíba.”
Ferdinando Lucena ressaltou o trabalho conjunto desenvolvido em prol da região. “O trabalho que temos desenvolvido na PBTur vem reforçando a presença da Paraíba em feiras nacionais e internacionais, levando a representação dos povos indígenas para mostrar a autenticidade do nosso estado. Esse olhar especial das IGRs, aliado ao esforço do Sebrae e ao investimento do Governo do Estado, nos dá a certeza de que o Litoral Norte está cada vez mais preparado para receber turistas internacionais, assim como já acontece no Litoral Sul e em João Pessoa. É a vez dessa região se consolidar como destino de destaque.”
O prefeito Eymard Pedrosa explicou as motivações do evento. “O encontro nasce da nossa necessidade, enquanto gestores da região, de reconhecer os potenciais que temos e de trabalhar para desenvolver de forma estruturada o nosso turismo. É unindo forças que conseguiremos transformar esses atrativos em oportunidades reais para nossa população e para o fortalecimento do Litoral Norte da Paraíba.”
Com a oficialização da Rota dos Potiguaras e o fortalecimento dos municípios que compõem o Vale do Mamanguape, a Paraíba amplia sua presença no cenário turístico nacional e internacional, valorizando a cultura indígena, os atrativos naturais e a identidade do território.