O frescor dos sabonetes artesanais encanta visitantes e frequentadores assíduos da Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo (FCJA). Christiane Quirino Rodrigues é a fundadora da marca Estrely Saboaria e está otimista com a participação no evento semanal na capital paraibana.
A feira, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), é realizada todas as sextas-feiras, sempre das 8h às 14h, colocando à disposição do público (visitantes locais e turistas) uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla de João Pessoa.
Chris, como prefere ser chamada, conta que a ideia de trabalhar com sabonetes artesanais surgiu no ano passado. “Sempre prezei por produtos que não tivessem tantos aditivos prejudiciais à pele, tanto para mim quanto para minha filha, que é autista e muito suscetível às alergias. Então, tive a ideia de produzir meus próprios sabonetes e colônias com ingredientes naturais”, diz. A empreendedora complementa: “Procurei fazer cursos de saboaria artesanal e comecei a comercializar meus produtos a partir de março deste ano”.
Para ela, a Feira dos Aromas é um ambiente de aprendizado e acolhimento. Chris enfatiza a dificuldade de conciliar o trabalho com a rotina de mãe atípica, mas a feira é uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Para todos nós expositores, o impacto é significativo por aumentar a visibilidade das marcas, ampliar a rede de contatos, gerar vendas diretas e fortalecer a confiança no próprio trabalho”, diz.
Na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.
Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.
Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.