O Governo de Mato Grosso informou, nesta sexta-feira (28), que 33 escolas estaduais serão transformadas em escolas cívico-militares, a partir deste ano letivo (Confira a lista das unidades no fim da reportagem).
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a mudança irá ocorrer em 24 municípios de Mato Grosso. A meta é que até o final de 2025, o estado tenha 100 escolas cívico-militares.
A decisão foi tomada após uma votação secreta realizada na terça e quarta-feira (25 e 26). Alunos com idade a partir de 16 anos, pais e responsáveis participaram da votação e manifestaram opiniões sobre a mudança, escolhendo entre as opções 'aprovo' e 'não aprovo'.
A Seduc informou que o modelo mantém o currículo tradicional da secretaria, com professores responsáveis pelo ensino e militares da reserva contribuindo para a organização e disciplina.
Atualmente, Mato Grosso tem 28 escolas estaduais em modelo cívico-militar, segundo a Seduc. Dessas, 23 estão sob gestão da Polícia Militar, quatro sob gestão do Corpo de Bombeiros e uma unidade efetivada em 2021, em Cáceres, a 220 km da capital.
Em fevereiro do ano passado, o Governo do estado publicou um decreto que regulamenta a lei de implantação do Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares.
O Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares em Mato Grosso busca promover a integração entre as áreas pedagógica, administrativa e de atividades cívico-militares, informou o governo.
Segundo o governo, o programa deve inovar o modelo de gestão e critérios para a criação de novas unidades, sendo essas alterações responsabilidade da Seduc-MT.
Confira a lista das escolas que passarão para o regime cívico-militar: