Consolidando sua posição no turismo nacional, a Paraíba se destaca como patrocinador Master da 4ª edição do Arena Abreu, um dos principais eventos de turismo do país, que acontece de 3 a 6 de agosto em Gramado (RS). Representando o Estado, a secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, participou do evento, promovido pela renomada operadora Abreu – que completa 185 anos de mercado. O evento reúne cerca de 300 agentes de viagens de todo o Brasil, reforçando a reputação da empresa, que é a mais antiga do mundo, nasceu em Portugal e se tornou referência em turismo internacional, com forte atuação no Brasil.
A secretária, acompanhada da técnica da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Márcia Leite, foi recepcionada pelo diretor de produtos da Abreu, Felipe Cuadrado, e pela diretora de marketing da empresa, Adriana Boeckh. Durante a apresentação da Paraíba, Rosália Lucas destacou o Polo Turístico Cabo Branco e a diversidade de roteiros que vão do litoral ao sertão, incluindo belezas naturais, experiências culturais e históricas. Mais de 300 agentes de viagens participaram da capacitação, que permitiu um mergulho nos destinos paraibanos, reforçando a integração entre as regiões costeiras e o interior.
O trabalho do governo estadual também foi destaque na apresentação, com foco na atração de turistas e investidores, citando os esforços do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro: “Temos avançado na promoção da Paraíba, com investimentos em infraestrutura e políticas que atraem novos negócios. Estamos vivendo um momento histórico na Paraíba, com superávit econômico, ótimos índices na segurança pública e nota máxima da agência de classificação de risco S&P Global Ratings por 4 anos consecutivos”, disse. Durante a apresentação ainda houve uma homenagem especial à Paraíba e aos 440 anos de João Pessoa, destacando sua riqueza histórica e cultural.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ressaltou a importância da Arena Abreu como plataforma para promover a autenticidade da Paraíba: “Mostramos desde as belezas do nosso litoral até os roteiros de vivência no interior, oferecendo experiências únicas que refletem a diversidade do nosso estado. Estamos sempre realizando esse trabalho, participando dos eventos, consolidando a presença da Paraíba no mercado do turismo pelo Brasil e no exterior”, afirmou.
O evento ainda promoveu uma rodada de negócios, na qual representantes de 53 parceiros, entre agências, companhias aéreas, hotéis e destinos nacionais e internacionais, incluindo o Governo da Paraíba, interagiram com agentes em mesas temáticas, facilitando a troca de informações sobre produtos e condições comerciais.
A participação do estado reforçou o compromisso da gestão em ampliar a visibilidade da Paraíba como destino turístico nacional e internacional, valorizando a interiorização dos roteiros e fortalecendo o turismo regional. Com iniciativas como essa, o estado consolida sua posição no mapa do turismo brasileiro, oferecendo opções que vão das praias paradisíacas às experiências autênticas do sertão.