A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (6), mais uma edição do ‘De Repente no Espaço’. Uma noite com Cícero Cosme (CE) e Miro Pereira (RN). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O encontro acontece no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.
O cearense Cícero Cosme é um talento da nova geração de repentistas nordestinos. Começou a cantar profissionalmente ainda aos 16 anos de idade e, desde então, já se apresentou com vários poetas renomados do Nordeste, além de ter participado de festivais. Cícero também é responsável pela realização do Festival Nacional de Cantadores Repentistas, que acontece anualmente na cidade de Aurora, no Ceará.
Miro Pereira é do município de Patu (RN). Começou a cantar profissionalmente em 1985, com o cantador Raimundo Antônio dos Santos. Na época, ambos trabalhavam na Rádio Rural de Petrolina, apresentando um programa vespertino. Durante muito tempo, foi parceiro de Louro Branco, com quem já se apresentou e organizou diversos festivais pelo Nordeste. Atualmente reside em João Dias (RN).
Nesse encontro de quarta-feira (6), os mestres da arte do improviso brincam com as palavras, transformando fatos do cotidiano em versos rimados, prometendo uma noite de poesia e violadas. O público pode interagir com os poetas, sugerindo temas para as rimas e desafios. Rápidos no raciocínio, a resposta vem de imediato ao oponente. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Sobre o projeto – O ‘De Repente no Espaço’ é um projeto da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Até março de 2020, os encontros costumavam acontecer na primeira quarta-feira do mês, mas foram interrompidos em razão da pandemia da covid-19. Para preencher a lacuna, foi criada uma versão online do projeto, com o nome De Repente na Rede, transmitido semanalmente no canal da Funesc no Youtube. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante, levando o nome de ‘De Repente na Estrada’. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.
Serviço:
De Repente no Espaço
Quarta-feira, 06/08, 19h30
Local: Mezanino 2 - Espaço Cultural José Lins do Rego
Repentistas: Cícero Cosme (CE) e Miro Pereira (RN)
Apresentação Iponax Vila Nova
Entrada gratuita