Representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participaram do I Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil entre os dias 28, 29 e 30 de julho, no Câmpus Pelotas do IFPB, Rio Grande do Sul. O tema abordado no encontro foi “Da execução administrativa às experiências pedagógicas: caminhos para efetivação das políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade”.
O evento foi uma parceria entre o Instituto Federal Sul de Minas e o Instituto Federal Sertão de Pernambuco, com objetivo de trocar as experiências vivenciadas pelos profissionais dos Institutos Federais, Universidades e Secretarias de Educação que estejam desenvolvendo projetos dentro do Programa Mulheres Mil, programa este voltado ao atendimento de mulheres cisgênero, transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade social e econômica.
“O encontro foi um ponto de inflexão muito positivo para nós que estamos à frente do programa. Pudemos nos aprofundar mais em temas importantes para alcançar os objetivos do programa, já que o mesmo aborda temáticas delicadas e relevantes para a luta das mulheres por dignidade e igualdade, além de temas administrativos, como o funcionamento do SISTEC. Temos a certeza que o Mulheres Mil fará cada vez mais diferença na educação do estado da Paraíba”, ressaltou a coordenadora geral do Mulheres Mil da Secretaria da Educação, Adriana Cardoso.
A programação contou ainda com temas como o mapa de vida, amplamente utilizado durante as aulas, o retorno da política pública para mulheres cisgênero, transgênero e travestis, troca de Ideias sobre: SISTEC, SIMEC, Resolução/CD/FNDE nº 4/2012 e um desfile com peças produzidas pelas estudantes da Colônia de Pescadores Z3. As alunas do IFSul Câmpus Bagé e Câmpus Pelotas mostraram a força e os impactos do programa na vida das mulheres.
Também participaram do encontro as assessoras de Educação Profissional da SEE-PB, Sibelle Macedo e Thaylane Lacerda.