O secretário municipal de Meio Ambiente, José Afonso Portocarrero atendeu na Prefeitura de Cuiabá, em uma reunião de alinhamento de ações que são estudadas referentes ao povo Warao, que busca um espaço definitivo para moradias. Na oportunidade foi informado que uma ação civil pública tramita sobre o assunto na Justiça Federal e que um plano de trabalho está previsto para ser apresentado e protocolizado no processo até o dia 12 de agosto com atribuições envolvendo todos os entes federados.
O procurador de justiça Paulo Prado participou da reunião e acompanha as tratativas do povo Warao desde o início. Ele destacou o comprometimento da gestão na elaboração de um projeto sólido para acolhimento deste povo indígena oriundo da Venezuela. Ele demonstrou preocupação em especial, com as crianças. São aproximadamente 50 famílias, que somam cerca de 300 pessoas, entre elas muitas crianças.
"A reunião foi excelente. O secretário Portocarrero demonstrou real preocupação em apoiar a busca de soluções. Estamos tratando de muitas crianças, mães e idosos em situação vulnerável. Precisamos evitar que continuem expostos nas ruas, sem um local fixo para morar", afirmou Prado.
Os encaminhamentos também visam I promover a integração dos Warao à cidade, respeitando sua cultura e modo de vida.
"É um desafio e esperamos que a Funai, o estado de Mato Grosso e a prefeitura possam encontrar juntos um caminho capaz de atender o anseio dos Warao”, pontuou Portocarrero.
#PraCegoVer
A foto mostra os participantes da reunião reunidos ao redor de uma mesa grande, devidamente acomodados.