A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta sexta (1º), a entrega de alimentos a famílias de agricultores que se encontram em situação de insegurança alimentar por conta das perdas causadas pela estiagem prolongada que atinge o município de Fartura do Piauí. A entrega faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é executado pela SAF em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A entrega foi feita a partir de alimentos produzidos por agricultores familiares do município de São Raimundo Nonato. Foram distribuídas mais de 7 toneladas de alimentos, incluindo galinha, carne caprina, milho verde, abóbora, banana, polpa de umbu, mel, hortaliças, entre outros. Foram beneficiadas 300 famílias selecionadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Fartura do Piauí. A entrega teve um investimento de R$ 47 mil.
De acordo com a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, a articulação para a entrega de alimentos de São Raimundo Nonato ser direcionada a Fartura se dá diante da escassez hídrica prolongada na região, que tem causado prejuízo a famílias que vivem da agricultura.
“Essa entrega foi bastante significativa porque atendeu a um dos municípios mais atingidos pela estiagem na região semiárida. Os alimentos foram adquiridos com agricultores familiares de São Raimundo Nonato e a opção foi justamente atender o município de Fartura que, por meio do CRAS, organizou um cadastro das famílias que estão em maior dificuldade para conseguir alimentos. Foram mais de 300 famílias atendidas. É uma entrega importante porque atende as pessoas que mais necessitam, e que nesse momento são, inclusive, agricultores familiares, que estão sem condições de produzir devido às condições de estiagem e à ausência de água na região”, destacou.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) realiza a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares e direciona para entidades que atuam com famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial. O programa realiza a doação simultânea, ou seja, produtos frescos e naturais entregues a partir do momento em que são colhidos pelos agricultores familiares.