A estudante Vitória Gabriele Gomes Rocha, da 3ª série do Ensino Médio da ECIT Francisca Ascensão Cunha, localizada em João Pessoa, conquistou com o prêmio Jovem Pesquisador do XXXII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A premiação foi nesta terça-feira (29). A jovem de 17 anos participou na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) Ciências Humanas com o trabalho intitulado "Conteúdos e temas de Filosofia e História no Livro Didático Moderna Plus-Ciências Humanas e Sociais Aplicadas".
O trabalho está subjugado ao projeto de Iniciação Científica “Temas de Filosofia e a Abordagem Interdisciplinar no Livro Didático Moderna Plus-Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, do Departamento de Educação da UFPB e coordenado pela professora Tania Palhano. A proposta da pesquisa consiste em analisar os livros didáticos aprovados pelo PNLD para os anos de 2020-2024, aqueles correspondentes à proposta do novo ensino médio.
“Para mim o PIBIC abriu espaço para que jovens no ensino médio sejam capazes de desenvolver um pensamento mais acadêmico e se preparem para possibilidades futuras de pesquisas acadêmicas na faculdade. Aproveitei a oportunidade para adquirir conhecimentos dos assuntos de cunho filosófico e também sair da zona de conforto”, comentou a estudante premiada Vitória Rocha, que também é intercambista do Conexão Mundo 2024/2025 do Reino Unido.
Para participar do PIBIC, a estudante contou com a ajuda do professor de filosofia da Ecit Francisca Ascensão Cunha, Diego Soares de Souza, o qual apresentou à discente o projeto.
“Cumpro a função de colaborador, fazendo a ponte entre as pesquisadoras e a professora da UFPB. Durante esse processo, pude contribuir aprofundando alguns temas de filosofia, orientando em alguns processos de pesquisa, bem como auxiliando as alunas, acompanhando durante as apresentações de trabalho na universidade. Vale salientar que durante este período, os estudantes têm a possibilidade de começar a construção de seus currículos acadêmicos”, contou.
A pesquisa foi iniciada em agosto de 2023 e durou até agosto de 2024. Em novembro do mesmo ano em que o trabalho foi finalizado, Vitória Gabriele apresentou o relatório final. Além de Vitória, também participou do PIBIC Ensino Médio a estudante Beatriz Gomes. Na terceira fase do projeto período 2024-2025 estão participando as alunas Beatriz Sarinho e Elisabeth Sarinho, as quais apresentarão os relatórios no final deste ano.
No período 2022-2023 participaram as estudantes Mariana e Maria Vitória Juvito, que também foi premiada por melhor projeto de Iniciação Científica do Ensino Médio.