Sexta, 12 de Setembro de 2025
22°C 39°C
Sapezal, MT
Publicidade

Realidade virtual leva museus às escolas públicas cariocas

O projeto cultural "Experimente Cultura" apresenta museus nacionais e internacionais a alunos de escolas públicas durante as férias. Com novas expe...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
07/03/2025 às 10h49
Realidade virtual leva museus às escolas públicas cariocas
Marcio Rosa

O projeto Experimente Cultura tem transformado o acesso à cultura para alunos da rede pública do Rio de Janeiro desde 2018. Inicialmente focado em visitas presenciais a museus locais, como o Museu do Amanhã, o MAR, o Museu de Arte Moderna, o Jardim Botânico e o Museu Histórico Nacional, entre outros, a iniciativa evoluiu para integrar inteligência artificial (IA) e realidade virtual (RV), oferecendo experiências imersivas em museus nacionais e internacionais.

"Oferecer atividades culturais dentro da escola, também durante as férias, é muito produtivo. Associar tecnologia e cultura é algo que desperta ainda mais a curiosidade dos alunos e a vontade de inserir arte, história e cultura em seu dia a dia", afirmou Elidia Corrêa, diretora do GET Elza Soares, escola municipal que recebeu o projeto nas férias.

Em parceria com uma startup americana especializada em realidade virtual, o projeto lançará três novas vivências que permitirão aos alunos explorar, por meio da RV, temas como:

  • Egito Antigo: uma jornada pelas pirâmides de Gizé, templos e tumbas faraônicas, explorando artefatos históricos e a civilização egípcia.
  • México e a Cultura Maia: uma visita virtual a Chichén Itzá, revelando a arquitetura, os rituais e os conhecimentos astronômicos dos maias.
  • Entre metrópoles e natureza: uma imersão nas cidades icônicas e nos biomas dos Estados Unidos, contrastando urbanização e biodiversidade.

"Expandimos as possibilidades de experiências baseados em demandas que recebemos de professores. Com a realidade virtual, percebemos maior engajamento e compreensão, despertando o interesse dos estudantes por conteúdos culturais", destaca Renata Prado, curadora do projeto.

Estudos no Brasil e no mundo ressaltam o potencial da realidade virtual para enriquecer o processo educacional, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível, como aponta o artigo "Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino" publicado na Revista Educação Pública. A exemplo internacional, uma pesquisa da Cornell University, em Nova York, EUA, intitulada "O uso da Realidade Virtual no aprimoramento da educação interdisciplinar", investiga como a RV pode apoiar a educação interdisciplinar, facilitando a comunicação e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, além de melhorar a qualidade do aprendizado. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a expectativa de expandir seu alcance em 20% até 2025, o Experimente Cultura planeja incluir mais estudantes do ensino médio e chegar a um total de 40 mil alunos. Escolas, professores, projetos sociais e ONGs interessados podem inscrever suas turmas pelo site experimentecultura.com.br.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Carioca, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Grupo Assim Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sapezal, MT
34°
Tempo nublado
Mín. 22° Máx. 39°
32° Sensação
1.29 km/h Vento
22% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h56 Nascer do sol
18h54 Pôr do sol
Sábado
40° 25°
Domingo
39° 24°
Segunda
37° 24°
Terça
36° 22°
Quarta
34° 22°
Economia
Dólar
R$ 5,35 -0,68%
Euro
R$ 6,27 -0,74%
Peso Argentino
R$ 0,00 -2,86%
Bitcoin
R$ 657,822,56 +1,37%
Ibovespa
142,271,58 pts -0.61%