Quinta, 11 de Setembro de 2025
23°C 36°C
Sapezal, MT
Publicidade

Cashback vira estratégia para atrair e fidelizar clientes

Modelo que recompensa consumidores com parte do valor gasto ganha força no país e mostra impactos positivos no comportamento de compra

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
09/05/2025 às 12h05
Cashback vira estratégia para atrair e fidelizar clientes
Mixtou

Em um cenário de crescente digitalização e busca por economia, o cashback tem se destacado como uma ferramenta eficaz para atrair e fidelizar consumidores no varejo online brasileiro. Ao oferecer a devolução de parte do valor gasto em compras, essa estratégia não apenas incentiva novas aquisições, como também fortalece o relacionamento entre marcas e clientes.

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 33% dos consumidores apontam o cashback como a ação de fidelização que mais gera sensações positivas, superando cupons de desconto (31,5%) e programas de pontos (31,4%).

Além de melhorar a experiência de compra, o cashback também tem impacto direto no comportamento do consumidor. Estudo realizado pela empresa Izio&Co, com base no comportamento de 1,4 milhão de consumidores em 20 empresas de varejo, revelou que clientes que utilizam cashback apresentam uma média de gastos mensais 83,5% maior do que os demais, com aumento de 17,6% no ticket médio.

No Brasil, aproximadamente 6,4 milhões de empresas já oferecem programas de cashback, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa estratégia tem se mostrado eficaz não apenas para aumentar as vendas, mas também para fortalecer o relacionamento com o cliente.

Entre os exemplos do setor, está a Mixtou, plataforma de e-commerce, que implementou o programa de fidelidade Mixtou+. Por meio dele, clientes acumulam pontos ao realizar ações como compras no site, cadastro na plataforma, indicação de amigos e avaliação de produtos. Os pontos podem ser convertidos em cashback para uso em futuras compras, incentivando a recorrência e o engajamento dos consumidores.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O cashback funciona como um estímulo inteligente à recompra, e os números da Mixtou+ refletem bem esse comportamento. Atualmente, já são 19.952 pessoas cadastradas no programa, que juntas acumularam mais de 1.928.401 pontos. Esse engajamento mostra como o consumidor está cada vez mais aberto a soluções que entregam valor real e recompensam a fidelidade”, explica Marcelo Amorati, CEO da Mixtou.

Com a crescente adoção do cashback por empresas de diversos setores, a tendência é que essa prática continue a se expandir, oferecendo vantagens tanto para os consumidores quanto para lojas que buscam estratégias eficazes de fidelização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sapezal, MT
27°
Tempo nublado
Mín. 23° Máx. 36°
27° Sensação
2.33 km/h Vento
46% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h56 Nascer do sol
18h54 Pôr do sol
Sexta
39° 22°
Sábado
41° 25°
Domingo
39° 27°
Segunda
37° 24°
Terça
36° 23°
Economia
Dólar
R$ 5,39 -0,26%
Euro
R$ 6,32 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 -2,78%
Bitcoin
R$ 654,176,49 +0,66%
Ibovespa
143,150,84 pts 0.56%